Letícia Lara pretende fazer residência de Medicina da Família e Comunidade
A acadêmica do 6º ano de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, Letícia Lara Martins, foi aprovada em um concurso público para médicos da prefeitura de Campinas – SP.
Letícia conta que foi aprovada para a vaga de médico de família e comunidade, que podia ser preenchida tanto por médicos especialistas em medicina de família e comunidade quanto por médicos generalistas. A vaga do concurso é para atuar no PSF de Campinas, e Letícia só poderá tomar posse do cargo após a conclusão do curso, que deverá ocorrer no final de junho.
A estudante diz que não teve tempo para se preparar especificamente para o concurso, pois soube da sua existência nas vésperas do encerramento das inscrições. “Foi a prática do internato, com os casos do dia a dia e os estudos voltados à faculdade que me deram preparo para o concurso”.
Para Letícia, a UNIFENAS foi primordial tanto na escolha por essa especialidade (pretende fazer residência de Medicina da Família e Comunidade), tanto na aprovação do concurso. A estudante, que é bolsista do PROUNI, explica que os alunos são inseridos nas Unidades Básicas de Saúdes desde os primeiros períodos e que ela teve muita sorte de estagiar com profissionais excelentes como a Dra. Lêda Mendes Souza, no Centro de saúde Novo Aarão Reis, e o Dr. Sidney Marques Vieira, no Centro de saúde Jardim Comerciários (anexo SESC Venda Nova), “que são para mim, exemplos de humanidade e dedicação dentro da medicina”.
Seu destinoFilha de educador físico aposentado como professor do estado, Letícia comenta que está se formando em Medicina graças aos esforços da família. Ela relata que começou a graduação em design de moda, mas, com dois meses de aula, percebeu que era a Medicina o seu destino. “Sei que é uma frase clichê, mas foi a Medicina que me escolheu”. Ela enfatiza que optou pela UNIFENAS, pois, com a proximidade de sua cidade natal (Ilicínea-MG,) com Alfenas, sempre soube da boa índole do curso. “E também tenho um exemplo vivo em casa da sua formação de bons profissionais, pois uma tia minha se formou em Medicina na UNIFENAS, Alfenas”.