Notícias UNIFENAS

Notícias

26 de março de 2015

Projetos de extensão contribuem com comunidade paraibana


Da redação
Ampliar foto
Projeto desenvolvido na APAE de Cacimba de Dentro

A estudante Taís Santos Lima, do 7º período do curso de Medicina, participou do Projeto Rondon “Operação Porta do Sol” e realizou diversas ações sociais no município de Cacimba de Dentro – PB, entre 24 de janeiro e 7 de fevereiro. Dentre seus projetos destacam-se a implantação de um “Centro de Convivência”, para os portadores de transtornos mentais, e o projeto “Ser Diferente”, que visa à alfabetização de crianças especiais da APAE. Ambos os projetos são coordenados pela professora Sybele Starling, que também é coordenadora da extensão da UNIFENAS no câmpus de Belo Horizonte.

Taís afirma que a ideia de realizar um “Centro de Convivência” para as pessoas com transtornos mentais surgiu a partir de por levantamento de dados no próprio município, uma vez que a cidade possui alta prevalência de pessoas com tais transtornos e não conta com CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e Cersam (Centro de Referência em Saúde Mental). O objetivo desse projeto foi a criação de espaços propiciadores de novas formas de relação com a sociedade e de inclusão social.

No que se refere ao projeto “Ser Diferente” realizado na APAE, proporcionou-se aos usuários a compreensão dos conceitos relacionados à comunicação, ao raciocínio lógico, à percepção corporal e à percepção das cores e dos objetos por meio de brinquedos pedagógicos.

Mesmo após o retorno da Operação, os projetos continuam em andamento. A acadêmica mantém comunicação com as assistentes sociais de saúde que dão continuidade aos projetos na cidade. O contato ocorre via online e por telefone.