Doutores Só Risos completam 10 anos com lançamento de documentário
Da redação
Atuais membros do grupo com as professoras Rosa Malena, coordenadora do curso (em pé) e Lúcia Bernardes (agachada)
Como afirmaram os membros dos Doutores Só Risos, do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, o grupo viveu um momento muito especial com o lançamento do documentário “Amor e Alegria na Formação Médica”, no dia 11 de março, no auditório do Ceasc (Centro de Ensino e Atenção à Saúde da Comunidade "Prof. Edson Antônio Velano"). O vídeo de 37 minutos faz parte das comemorações dos 10 anos de trabalho que leva alegria a hospitais de Belo Horizonte por meio da arte da palhaçaria e está disponível no YouTube sob o título “DOC - Drs Só Risos | Medicina Unifenas-BH”( https://www.youtube.com/watch?v=i1d338Fnakw).
A seguir, o relato do grupo sobre o trabalho desenvolvido por alunos de Medicina, supervisionados pela professora Lúcia Bernardes, coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico do curso de Medicina de BH:
“O Grupo Doutores Só Risos faz parte dos sonhos que sonhados juntos se tornam realidade. Nasceu do desejo de uma estudante do curso de Medicina da UNIFENAS-BH e se concretizou como consequência do desejo de muitos. A começar de muitos outros estudantes que também se interessaram pelo trabalho, desde o início em 2005, e pelo apoio financeiro da instituição, que viu logo o potencial de crescimento humano que o trabalho traria para a formação médica.
O documentário relata a história de criação do grupo, bem como seu trabalho nos hospitais. Ele traz diversos depoimentos de alunos e ex-alunos que participaram da gestão do grupo e contribuíram assim para uma organização sólida que trouxe o grupo até os dias atuais como um trabalho de grande interesse dos estudantes.
Entre os entrevistados estão aqueles que fizeram e fazem as capacitações artísticas do grupo, atividade fundamental para que o trabalho ganhasse a qualidade que tem hoje. A coordenação do curso e a coordenadora acadêmica do projeto também estão entre os entrevistados e destacam a importância deste trabalho para a formação médica humanizada.
O dia do lançamento foi só emoção! O auditório do 5º andar do CEASC enfeitado para a festa do ‘OSCAR do Amor e Alegria’, com direito a tapete vermelho, balões, pipoca, algodão doce e muitas lágrimas de felicidade. Ao final, duas palhaças tocaram violão e violino para que todos cantassem. O auditório estava cheio, com a presença de familiares, professores e estudantes, muitos vestidos a caráter para a noite de gala. Contamos também com a presença do gestor do câmpus de BH, grande incentivador do projeto, desde seu início, professor Fuad Haddad.
O curta-metragem, que é como o grupo se refere ao trabalho, contou com a equipe de jornalismo da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, a quem queremos agradecer: Davidson Eustáquio, editor de imagens; Galvone Oliveira, cinegrafista; e Everton Marques, jornalista.”
Alguns alunos deixaram seu depoimento:
“Faço parte do grupo desde o 2011 e vejo como ele cresceu e amadureceu. É muito gratificante fazer parte de algo assim, que só se fortalece com o passar dos anos. É impossível separar a minha trajetória dentro da faculdade do grupo Drs Só Risos, pois desde o primeiro período faço parte dele e ver agora um documentário tão bem feito contando essa história linda do grupo me enche de orgulho e emoção. Orgulho porque é um privilégio poder fazer parte de algo tão grande e importante como esse grupo e ver isso eternizado naquelas imagens. Fico arrepiada só de lembrar! É emoção porque, com as cenas, me recordei de diversos momentos vividos com o grupo e como conseguimos superar obstáculos que surgiram para nos manter fazendo as visitas, levando risadas e alento a quem precisa. Acredito que não havia melhor maneira de iniciar as comemorações dos 10 anos de Drs Só Risos do que com esse documentário. Vida longa aos Drs!” (Paulinha Grego)
“Dizer do grupo Doutores Só Risos não é uma tarefa muito fácil, visto que não há palavras que descrevam o quão importante esse grupo se tornou na minha vida acadêmica e pessoal. Os Doutores, aqui em Belo Horizonte, são minha família, meus sonhos e, principalmente, é de onde retiro parte das minhas forças para continuar a trilhar o caminho da vida. Agora, que estou no Internato do curso de Medicina, comecei a notar que através do grupo está sendo possível enxergar o ser humano de sonhos e medos, que se esconde por trás da enfermidade, e isso está sendo uma fantástica experiência pessoal e acadêmica. Ajudar na realização do documentário em comemoração dos 10 anos do grupo foi uma enorme honra. Apesar do trabalho, como tudo o que é feito nos Doutores, foi uma experiência única, realizada com tanto amor que as dificuldades durante o processo de montagem desse lindo projeto foram meras expectadoras das belezas vivenciadas nesses 10 anos de muita alegria, felicidade e amor.” (Marcus Vinícius Reis Pereira)
“Participar da criação do documentário ‘Amor e Alegria na Formação Médica’, desde o início, soou para mim como uma oportunidade de ajudar a eternizar os Doutores Só Risos. Além disso, foi algo que quis fazer em agradecimento aos maravilhosos momentos que este grupo já me proporcionou. Com certeza, a palhaçaria de hospital me ajudou, e ainda me ajuda, muito a lidar com as situações de fragilidade em que os pacientes, frequentemente, se encontram. Isso faz com que a aproximação deles com os estudantes se torne realmente uma relação de muito aprendizado e admiração mútua.” (Joyce Mendes de Sá)
“O lançamento do Documentário dos Doutores Só Risos é um marco que deve ser sempre lembrado por todos os alunos envolvidos em sua organização, assim como por todo o corpo estudantil da UNIFENAS-BH. São 10 anos de um projeto de muito sucesso, um projeto que traz alegria e conforto a todos aqueles que dele precisam. O Documentário ‘Amor e Alegria na Formação Médica’ é, a partir de hoje, uma ferramenta de transformação, uma ferramenta de humanização da qual eu tenho muito orgulho de fazer parte.” (Felipe Ferreira Martins, atual presidente do grupo)