Políticas públicas para mulheres são debatidas na UNIFENAS
Everton Marques
Dr. José Sérgio, Maurício Durval e Profa. Clícia Gradim
A UNIFENAS foi palco do 1º Fórum de Políticas Públicas para Mulheres. Organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Universidade, o evento trouxe ao debate temas relacionados às políticas de saúde, de inclusão e da violência contra mulheres e reativou o Conselho Municipal das Mulheres. O encontro ocorreu no dia 5 de março, no Salão Marrom da Biblioteca Central do câmpus.
O Fórum contou com três mesas-redondas compostas por representantes de conselhos municipais, secretários do município, da Polícia Civil, bem como professores universitários. Eles expuseram suas vivências de forma a iniciar no município uma discussão que melhore a situação frente às questões expostas. Ao debater sobre as Políticas de Saúde para Mulheres, os debatedores Dr. José Sérgio Tavela Júnior, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Alfenas e diretor Clínico do Hospital Universitário Alzira Velano; Maurício Durval de Sá, secretário Municipal de Saúde; e a Dra. Clícia Valim Gradim, professora Universitária da UNIFAL, trataram de dois pontos específicos: violência e saúde.
A discussão trouxe a tona até mesmo o atendimento no pronto-socorro. Como afirmou José Sérgio, a questão é séria, pois envolve a dificuldade da população em compreender que pronto-socorro é para casos de urgências e emergências, e que em casos mais simples se deveria procurar os ambulatórios da cidade. Esta atitude evitaria pronto-socorro lotado, pedido de exames desnecessários e recursos públicos gastos de forma mais adequada.
No que se refere à violência contra a mulher, a pesquisadora Draª Clícia Gradim apresentou pesquisas que mostram que este tipo de violência está presente em todas as classes sociais e ao contrario do que muitos pensam, vai além da agressão física e envolve, por exemplo, ofensas, humilhação e agressão psicológica.
Na avaliação de Márcia Maria da Silva Bem, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, o fórum, que também atraiu universitários, reforça os direitos da mulher. Segundo ela, há carência no município de Alfenas em relação às Políticas Públicas para as mulheres no que ser refere “à falta de um direcionamento mais especifico, de uma coordenação para a mulher, para os assuntos de saúde, e uma delegacia especifica para a mulher”.
O diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, Rogério Ramos do Prado, destaca o papel da Universidade em contribuir para a realização do Fórum. “É obrigação da Universidade abrir espaço para as discussões de temas importantes na sociedade, e nós estamos agora comemorando o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de Março, e nada mais do que justo a gente levantar a discussão da questão das mulheres aqui na Universidade.
Na abertura do evento, o professor Everton Souza, do Conservatório de Música Valda Tiso Veiga, acompanhado do também músico e cantor Paulinho Veronezi, fez uma apresentação de acordeão e violão.