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25 de fevereiro de 2015

Enfermagem de BH promove atividades integradoras


Rosângela Fressato
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Os trabalhos foram apresentados em slides

Acadêmicos do 2º, 4º, 6° e 8º períodos promoveram as atividades integradoras do segundo semestre de 2014. Os temas dos trabalhos foram, respectivamente: “Patologias Humanas: Meningite bacteriana; Fibrose Cística; Hepatite B e C e Fenilcetonúria”; “Promoção da Saúde”; e “Pré-projeto do TCC”.

O objetivo do primeiro projeto, coordenado pela professora Paula Bizzotto, foi ensinar ao aluno o processo de elaboração de um trabalho acadêmico, seguindo as normas da ABNT/Manual de normas da UNIFENAS, além de orientar SOBRE a transposição do material coletado na forma de uma apresentação em Power Point.

Os estudantes do 4º período fizeram o projeto sob a coordenação da professora Bruna Adriene. A finalidade foi permitir que o aluno vivenciasse a coleta de dados a partir da metodologia quantitativa, seguida da representação e interpretação gráfica.

Já o 6º período, juntamente com a professora Claudirene, desenvolveu o projeto com a finalidade de analisar questões problematizadoras em um caso clínico, envolvendo o conteúdo das disciplinas ministradas no período e ao longo do curso com ênfase na Promoção da Saúde.

Finalmente, os acadêmicos do 8º período, sob a coordenação da Claudirene Milagres, trabalharam de forma a criar o projeto do Trabalho de Conclusão de Curso e a realizar a apresentação parcial dele para avaliar o seu desenvolvimento.

Para a coordenadora do curso, professora Aneilde Maria Ribeiro de Brito, com as atividades integradoras, os alunos têm papel ativo na construção do conhecimento e realizam uma constante avaliação e revitalização dos processos de ensino e aprendizagem, levando os professores a se organizarem para planejar suas ações e avaliar suas consequências. “Com estas atividades, os acadêmicos trabalham de forma sistemática, organizada e solidária em grupos, tanto em sala de aula quanto em outros espaços de aprendizagem, visando construir sua autonomia acadêmica, intelectual, política e profissional”.

Aneide enfatiza que atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente, com extrema produtividade na promoção da saúde, além de exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, é o objetivo principal destas atividades, que, cada vez mais, têm se consolidado na instituição.