HQs: A EDUCAÇÃO QUE ESTÁ NO GIBI
Evângela Maria de Carvalho*
As histórias em quadrinhos começaram no Brasil no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns e que depois se estabeleceria com as populares tiras diárias. A publicação de revistas próprias de histórias em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX. Mas, apesar de o país contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editorial dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses. O projeto História em Quadrinhos elabora uma oficina de HQs onde alunos do 2º período de Pedagogia colocam em prática todo o conteúdo aprendido no Núcleo de História em Quadrinhos. Objetiva-se preparar alunos e professores sobre: as diferentes formas e gêneros de HQs que se encontram hoje no mercado (tirinhas, fanzines, charges, cartum, mangás, quadrinhos); as partes que compõem as HQs; passo a passo para montar a HQs; como trabalhar as HQs com os diferentes conteúdos como: português, matemática, literatura infantil, história, geografia, atualidades, ecologia e meio ambiente, conceitos e valores, entre outros; elaborar e trabalhar diversas atividades multidisciplinares para demonstrar diferentes formas significativas de ensino com o uso de HQs na educação. Todo o material montado para a oficina e também o material utilizado durante a oficina será cuidadosamente organizado em um manual de HQs que contará toda a história das HQs no Brasil e no mundo, os principais autores que fazem parte dessa história até os dias de hoje.
* Professora da UNIFENAS, campus de Alfenas - MG