PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS – PROFEN
Jussemara Nascimento Venture*; Ana Cristina A. de Lima**; Diego Leonel Martins**; Patrícia Thais de Oliveira**; Jonathan William da Silva**; Janaína Rocha Freitas***; Vanda Alegro Cereda***

A Educação tem um papel essencial na construção do futuro da enfermagem. É primordial na preparação de profissionais como enfermeiras clínicas, administradoras, educadoras e pesquisadoras em todo o mundo, assim como, no aperfeiçoamento da qualidade dos cuidados de enfermagem. A partir das exigências da sociedade que apresenta constantes mudanças, a enfermagem deve assumir uma perspectiva cada vez mais educativa. Desse modo, enfermeiras educadoras devem continuamente examinar e desenvolver o conteúdo já existente e introduzir novas metas, conteúdos e métodos de ensino que alcancem as necessidades das pessoas. Um dos problemas da educação em enfermagem é a defasagem no conhecimento. A meta da educação é influenciar a mudança do comportamento humano em uma direção específica. No caso da educação em enfermagem, objetiva-se a congruência entre o comportamento do aprendiz e o comportamento esperado de uma pessoa que está prestando cuidados de enfermagem em uma determinada unidade de saúde com a finalidade de aprofundar o olhar mais centrado no binômio enfermagem e educação. Acredita-se que a educação em saúde deve permear a formação e a prática profissional do enfermeiro. O Programa de Formação de Enfermeiros (PROFEN), realizado pelo curso de Enfermagem da UNIFENAS – Varginha teve como objetivos: possibilitar discussão de temas atuais na área de enfermagem e o contato com profissionais com experiência na sua área de atuação; promover maior visibilidade do curso tanto na comunidade interna, quanto externa; contribuir para o enriquecimento do conteúdo acadêmico através de debates durante as palestras; aproximar os acadêmicos da realidade do mercado de trabalho da profissão do enfermeiro, através de debates com alunos egressos do curso, profissionais enfermeiros e outros profissionais da área de saúde; possibilitar a extensão das informações acadêmicas através de palestras, debates e mesa-redonda realizada com profissionais da área de enfermagem. Os encontros do PROFEN foram realizados todas as sextas-feiras, quinzenalmente, no Campus I da UNIFENAS. As atividades desenvolvidas foram divididas em 5 etapas: 1. Calendário das datas previstas para realização das palestras; 2. Agendamento dos palestrantes envolvidos; 3. Divulgação para a comunidade acadêmica; 4. Apresentação de palestras e oficinas; 5. Tabulação de dados para avaliação do programa. O PROFEN contou com a participação de discentes e docentes do curso de Enfermagem da UNIFENAS - Varginha. É importante ressaltar que o trabalho conjunto requer habilidades específicas, o que inclui o entendimento da diversidade cultural, o aprendizado com cada tentativa e experiência e o desenvolvimento de uma atitude voltada para o “APRENDER”. Assim, uma formação pautada no pensamento crítico-reflexivo sobre as condições gerais da vida das pessoas é um caminho para uma prática mais fundamentada e contextualizada, que possa realmente promover uma melhoria da qualidade de vida.

*Professora da UNIFENAS, Campus de Varginha - MG.
**Acadêmicos da UNIFENAS, Campus de Varginha – MG
***Professoras Colaboradoras