ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PROFISSIONAL NA ESCOLA
Denise Costa Ribeiro*; Gerusa Aparecida Marquesini Prado*; Karina Vallin**; Rubens Vallin**; Aline Luz**.
A Orientação vocacional profissional pode ser realizada em diferentes lugares, com diferentes objetivos, para diferentes populações, mas o que ela sempre deverá ter em comum são os pressupostos teóricos básicos: o homem é sujeito de sua própria vida, é capaz de fazer escolhas mesmo em condições limitadas e, muitas vezes, determinantes. O trabalho de orientação vocacional profissional neste novo milênio considera fundamental a questão de conscientização de jovens e adultos, a partir de sua sensibilização para o que ocorre efetivamente na sociedade em suas várias dimensões: econômica, política social, educacional, etc. Vivemos momentos de crise econômica constantes, por conseguinte também crise social ambas com profundas consequências para a saúde mental. Assim, o projeto Orientação Vocacional Profissional terá como objetivo buscar tornar evidente aos participantes a importância do trabalho para a saúde, ou seja, a importância da relação homem-trabalho, mesmo que as condições de vida sejam restritas e adversas. Sendo assim, o projeto de extensão Orientação Vocacional na Escola trabalhará com adolescentes de 12 a 17 anos do Espaço Cultural DOM, onde professores e alunos do curso de Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano realizarão palestras, dinâmicas de grupos, e outras técnicas com objetivo de desenvolver o potencial do ser humano, podendo propiciar amadurecimento emocional pelo autoconhecimento, pela conscientização sobre a realidade da sociedade atual em mudanças, pela sensibilização dos conteúdos escolares aprendidos e o mercado de trabalho, criando condições de autonomia.
* Professoras da UNIFENAS, Campus de Varginha - MG
** Acadêmicos do curso de Psicologia da UNIFENAS – Campus de Varginha - MG