MOTIVAÇÃO NA ESCOLA
Denise Costa Ribeiro*; Crislaine Baroni de Oliveira**; Sebastião de Abreu Salgado**;
Laís da Silva Ribeiro***.

Atualmente é possível perceber, na prática e nos relatos científicos, que há algo de errado com a situação em que o ensino acontece. Desde o ensino infantil, as crianças já têm apresentado falta de estímulo e motivação para estudar. Elas não são instigadas a desenvolverem a cognição e a sentirem prazer pelos estudos. Há algo oculto no processo de ensino-aprendizagem levando professores a também perderem a motivação para o ensino, alunos a se desinteressarem pela aprendizagem e família a se distanciar da escola. Assim, a palavra escola, advinda do grego e traduzida pelo latim com o significado de lugar de descanso ou lazer, perde seu verdadeiro sentido, transformando-se em um pesado fardo para alunos e professores. Para minimizar os efeitos da falta de motivação e atender à demanda de escolas, tem-se apresentado aos estagiários e professores do curso de Psicologia a necessidade de serem realizados trabalhos motivacionais nas instituições escolares. O presente trabalho tem como objetivo primordial desenvolver nos alunos, familiares, funcionários e professores a motivação e a sua implicação de forma responsável no processo de construção do conhecimento pedagógico e no desenvolvimento da cidadania. O projeto é realizado na Escola Estadual Brasil, beneficiando 255 alunos, 12 professores e funcionários e 55 pais. A equipe que desenvolve o trabalho compõe-se de professora orientadora, alunos egressos da Unifenas e acadêmicos do curso de Psicologia. Para o seu desenvolvimento foram realizadas reuniões com o corpo docente e discente da escola para ouvir suas demandas. Então, foram planejados encontros periódicos com pais, alunos, professores e funcionários, onde são apresentadas técnicas de reflexão e motivação através de rodas de conversa, palestras, dinâmicas de grupos, psicodrama e outras, visando a sensibilizá-los da necessidade de implicar-se de forma ativa com o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver a empatia entre quem ensina e quem aprende. O projeto Motivação na Escola poderá ser ampliado para outras instituições escolares.

* Professora da UNIFENAS, Campus de Varginha - MG
** Egressos do curso de Psicologia da UNIFENAS - Campus de Varginha - MG
***Acadêmica do curso de Psicologia da UNIFENAS - Campus de Varginha - MG