COMPETÊNCIA: CONHECIMENTO, HABILIDADES E ATITUDES
Ana Cristina Guidi Mileu*; Janaina Marques Rocha Freitas**; Evellin Ribeiro Alfredo**; Vanda Maria Alegro Cereda**; Eliana Assunção Franco Codignole**; Jussara Nascimento Venture Reis**; Gabriel José Vitor**; Jairo Augusto Meirelles Nascimento***; Tássia de Souza Domingos; Leidiane Maioline***

Estudos têm demonstrado que muitos profissionais de enfermagem se perdem ao gerenciar serviços, por não conseguir atingir o equilíbrio entre a tomada de decisão e a implementação de ações. A deficiência na formação do enfermeiro quanto às habilidades essenciais para gerenciar acarreta consequências desastrosas para o bom desempenho de sua equipe e consequentemente à assistência ao paciente. Vivemos uma fase da história da humanidade caracterizada por intensas e constantes mudanças. Certamente, as últimas duas décadas apresentaram mais inovações e transformações nos campos social, político, econômico e educacional do que nossos antepassados puderam constatar em séculos de existência. Desta forma, o mundo contemporâneo exige profissionais competentes. A competência é um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários aos profissionais para desenvolverem, de forma eficiente, suas ações. Este projeto tem como objetivo oferecer ao acadêmico de enfermagem meios para desenvolver competências essenciais para o gerenciamento, como liderança, comunicação, tomada de decisão, negociação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, flexibilidade, criatividade, visão sistêmica, planejamento e organização. Além de qualificar o profissional para o exercício de enfermagem com uma formação humanista, crítica e reflexiva estabelecendo relações com o contexto social, capacitando-o para atuar com responsabilidade social e compromisso com a cidadania. Neste sentido são promovidas palestras semanais, em que são abordados assuntos de diversas áreas e realizados grupos de discussão no final de cada área de estágio. Os alunos são estimulados a pesquisar, resolução de problemas através de estudos de casos, simulação de casos reais, interpretar textos de artigos e sintetizá-los, desenvolver o trabalho em grupo. Todos os alunos do 8º período participaram dos Grupos de Discussão. Todos, quando indagados se houve contribuição para o seu crescimento profissional, responderam afirmativamente. Em relação às palestras, a adesão dos últimos encontros foi baixa: média de 35%. Indagados sobre os motivos, referiam-se à sobrecarga e cansaço de final de ano letivo.

* Professora da UNIFENAS, Campus de Varginha (MG)
** Professoras colaboradoras da UNIFENAS, Campus de Varginha (MG)
*** Acadêmicos da UNIFENAS, Campus de Varginha (MG)