ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO
Deyse Lara Coelho*; Daniele Noronha**; Elizeu Resende**; Giani Gianesini Leonel**; Isabela Peloso Silva**; Laemis Abreu Botelho**; Rosilaine Cristina da Silva**; Jaqueline Lopes Diniz**; Eveline Peloso Batista**; Kelly Cristina Baldim**; Marcela Azevedo Prado Castilho**; Mariany Toledo Saib de Carvalho**; Mayra Tavares Oliveira**; Milena Barbosa Reis**; Rafaela Pereira Massafera**; Raquel Pereira Roque Xavier**; Thais Quintino**; Valéria Virgínia dos Santos***; Lívia Campos***; Tamires de Pádua Castro***; Leila da Silva***.

A Atenção Farmacêutica, prática recente da atividade farmacêutica, prioriza a orientação, o acompanhamento farmacoterapêutico e a relação direta entre o farmacêutico e o usuário de medicamentos (PEREIRA; FREITAS, 2008). O objetivo do presente trabalho é a detecção de problemas relacionados ao uso de medicamentos (PRM), visando à melhora da qualidade de vida do usuário no tratamento farmacológico. O Consultório Farmacêutico funciona na Unifenas – Campus Varginha, de segunda a sexta-feira, na parte da manhã, onde pacientes são atendidos com diversas patologias e usuários de grandes quantidades de medicamentos. Os alunos do quinto e sétimo períodos são responsáveis pelo contato direto com o paciente, quando, através do Método Dáder (Manual de Acompanhamento Farmacoterapêutico), realizam a prática de Atenção Farmacêutica, por meio de entrevista direta com o paciente. Coletam dados e os transformam em informações (anamnese), identificam problemas relacionados ao uso de medicamentos, definem resultados clínicos, criam listas de alternativas terapêuticas e um plano de acompanhamento. Todos os dados são devidamente documentados em prontuários identificados para cada paciente. Os alunos do primeiro e terceiro períodos são responsáveis pela Atenção Informativa, prática criada no próprio Consultório Farmacêutico, para orientação quanto aos hábitos de vida necessários para a efetivação do tratamento farmacológico. Explicam as doenças específicas de cada um, orientam quanto à alimentação e cuidados necessários através de palestras e fôlderes explicativos. Também são responsáveis pela recepção, agenda para a organização de horários e entrar em contato com o paciente para confirmar os retornos. Colocam em prática vários projetos, como, por exemplo, descarte de medicamentos vencidos, entre outros. As consultas giram em torno de uma hora para cada paciente que, em seguida, recebe orientação da equipe da Atenção Informativa. Todos os casos são estudados e discutidos por toda a equipe que estabelece as intervenções farmacêuticas, como: estudos de mecanismos de ação, posologia, interações medicamentosas, uso correto do medicamento, relação dos medicamentos com exames laboratoriais, entre outros estudos. Estratégias são estabelecidas e colocadas em prática através de orientações ou até mesmo do contato com o médico responsável. Além da consulta, práticas, como aferimento de pressão arterial e dosagem de glicose, são realizadas para o acompanhamento de tratamentos de hipertensão e diabetes. As consultas são semanais, onde cada equipe é responsável por um grupo específico de pacientes.

* Professora da UNIFENAS, campus de Varginha - MG
** Acadêmicos do da UNIFENAS, Campus de Varginha - MG
*** Professoras colaboradoras da UNIFENAS, Campus de Varginha - MG