APOIO PSICOLÓGICO EM GRUPO AOS ASSISTIDOS PELA “LEVANTA-TE E ANDA”
Sílvio Memento Machado*; Conrado Domingues Marques**; Karina Corcetti Valim**; Soraia Batista Ferreira**; Vanessa Campos Rodrigues**.
A instituição “Levanta-te e anda” é uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, que se dedica à distribuição de gêneros alimentícios e outros de necessidades básicas à população carente da cidade de Varginha (MG). Paralelamente, também oferece apoio espiritual para as famílias e suporte psicológico e pedagógico às crianças e adolescentes delas provenientes. Ainda que conte com o trabalho de um psicólogo, de uma assistente social e de uma psicopedagoga junto às crianças, constatou-se que havia uma grande demanda por atividades que incluíssem os demais assistidos, bem como os funcionários: operadores de telemarketing, motoristas, secretárias, voluntários e outros. Em encontros realizados com a direção da instituição, foi relatada a alta incidência de problemas de relacionamento entre os pais e destes com os filhos, problemas de adaptação e desempenho escolar, dificuldade de convivência respeitosa entre os próprios assistidos, falta de habilidade dos funcionários para lidar com as situações de conflito que surgem no trabalho com os assistidos e entre eles próprios etc. Nesse contexto, acreditou-se que a criação de espaços em grupo onde as situações conflitantes pudessem aparecer e ser colocadas em palavras contribuiria para uma elaboração satisfatória dessas dificuldades e, consequentemente, uma melhoria na qualidade das relações interpessoais. A partir disto, foram propostas atividades que tiveram como norte os objetivos de oferecer atendimento de apoio psicológico aos assistidos e funcionários através de grupos temáticos e de dinâmicas de grupo; criar um espaço de “escuta” em grupo para os assistidos e funcionários; sensibilizar os participantes para a necessária implicação nas suas situações de vida familiar, escolar e profissional; propiciar aos alunos uma vivência de trabalho em equipe multidisciplinar e a possibilidade de experimentar a atuação em saúde pública. Objetivou também desenvolver nos futuros psicólogos valores ligados à solidariedade, cooperação e compromisso social. Foram realizados grupos temáticos e de dinâmicas de grupo semanais, com duração de duas horas cada, coordenados por alunos do sexto período do curso de psicologia. Os grupos foram divididos em crianças, adolescentes, familiares e funcionários, de acordo com a demanda da instituição e a disponibilidade dos alunos de psicologia. As dinâmicas eram previamente escolhidas pelos alunos e os temas dos grupos temáticos foram propostos pelos alunos, assistidos e funcionários. Ao final, constatou-se que a presença da psicologia, através das atividades de grupo, nessa instituição, contribuiu significativamente para efetivar senão todos, pelo menos vários dos objetivos propostos.
* Professor da UNIFENAS – Campus de Varginha - MG
** Acadêmicos do Curso de Psicologia, UNIFENAS, Campus de Varginha - MG