AÇÃO NA VOCAÇÃO
Edinéia Aparecida Pereira*; Hermellis Messias Tirado de Campos**; Luís Hamon Fernandes Resende**.
A escolha da profissão é um processo que exige reflexão sobre diversos aspectos internos e externos, tais como da personalidade e da identidade, da identificação com a área na qual se pretende atuar; com o curso a escolher; onde cursar; sobre mercado de trabalho, entre outras. A orientação vocacional é um processo que visa acompanhar o orientando nas suas reflexões sobre a escolha da carreira e, no finalmente, identificar a área de atuação que se pretende seguir. Esse processo não tem por finalidade apontar qual carreira seguirá ou o curso que fará, mas apenas acompanhar e orientar o cidadão nas suas dificuldades, na elaboração das ansiedades e conflitos que interferem na decisão. O objetivo deste projeto é realizar o processo de orientação vocacional em estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio nas escolas de Campo Belo e região. O critério para participar é ter interesse e se inscrever para a orientação. Será excluído o estudante que não comparecer em, no mínimo, 75% das sessões. A participação estará vinculada ao número de vagas disponíveis e será cobrada uma taxa simbólica. O tempo de duração do processo de orientação vocacional será de oito sessões, distribuídas em três momentos: o momento para autoconhecimento e para o significado das escolhas na vida do indivíduo; o segundo momento será trabalhado a informação sobre cursos, onde fazer e mercado de trabalho; e, no terceiro, será realizada a síntese a partir dos elementos e reflexões levantados ao longo do processo. Os encontros serão semanais e no final do processo serão confeccionados relatórios dos atendimentos realizados. O material a ser utilizado será composto por testes projetivos, lápis e papel para as dinâmicas e guia de profissões. A orientação será realizada pela psicóloga responsável pelo Serviço de Apoio Psicopedagógico da UNIFENAS e contará, também, com a participação de alunos do curso de Serviço Social para a realização da triagem nas escolas para levantamento dos estudantes interessados. No final do processo espera-se que o orientando tenha tomado uma decisão na escolha da profissão. Os benefícios deste projeto podem ser resumidos em: primeiro, na oportunidade de estudantes realizarem a orientação vocacional, pois muitos não teriam condições de pagar pela mesma em consultórios particulares; segundo, a oportunidade de a universidade contribuir com a escolha da profissão dos jovens da comunidade em que está inserida; terceira, a aproximação entre universidade e comunidade ao oferecer seus serviços dentro do seu recinto.
* Professor da Unifenas – Campus de Campo Belo - MG
** Acadêmicos do Curso de Serviço Social da Unifenas – Campus de Campo Belo - MG