UNIMARKETING – FEIRA DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO DA UNIFENAS.
Neto, Luiz Gonzaga Neto*; Rogério Ramos do Prado*; Luiz Gonzaga Ribeiro Neto*; Acadêmicos

O Unimarketing - Feira de Marketing e Empreendedorismo da Unifenas é um projeto desenvolvido pelos alunos do curso de Administração da Unifenas, que tem com a proposta pedagógica de aprender fazendo. O Unimarketing alcançou em 2010 sua 8ª edição, com recordes de crítica e público. No desenvolvimento do projeto os alunos podem vivenciar o processo de planejamento, organização, execução e controle de um evento mercadológico. O evento consiste na organização pelos alunos de uma feira de negócios para exposição de produtos e serviços de empresas de Alfenas e região aos estudantes da Unifenas. Os alunos do 5º período do curso Administração são os responsáveis pelo projeto e devem convidar empresas patrocinadoras para montarem seus stands na Feira. Duas entidades beneficentes serão convidadas para vender produtos alimentícios no local. Na abertura do evento é oferecida a comunidade acadêmica uma palestra sobre Empreendedorismo. No último dia os melhores Planos de Negócios construídos ao longo do semestre na disciplina Práticas Gerenciais V serão apresentados, concorrendo a prêmio em dinheiro. Incentivar a construção de Plano de Negócios para viabilizar novos empreendimentos; Motivar os alunos para o estudo dos mercados e das ferramentas mercadológicas, desenvolvendo lideranças e a capacidade de trabalho em grupo; Estudar a viabilização econômica de projetos comerciais e preparar o aluno para o trabalho através de Projetos e Aproximar os alunos da realidade do mercado empresarial de Alfenas, permitindo a eles conhecer em detalhes as empresas participantes. A Feira de Marketing e Empreendedorismo assume um papel chave, demonstrando aos discentes que, para as organizações, o importante é determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados-alvos e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores e da sociedade. Além disso possibilitam ao aluno desenvolver comportamentos empreendedores essenciais para a prática profissional. Para as empresas, é uma excelente oportunidade para apresentar seus produtos aos universitários e realizar negócios. O UNIMARKETING de 2010 foi composto por 14 estandes, sendo 12 para exposição e comercialização de diversos produtos e serviços de empresas da região e 02 para venda de produtos alimentícios por duas ONG`s de Alfenas. Realizou-se também uma análise do mercado consumidor (comportamento de compra dos consumidores), a mensuração e previsão da demanda futura, a diferenciação e o posicionamento da oferta dos produtos. As fases do projeto são: Formação dos grupos de trabalho (equipes e comissões); Elaboração do Projeto do Evento; Pesquisa inicial – Análise do Mercado; Convite para as empresas e palestrante; Programação da Abertura; Plano de Comunicação; Produção do Evento; Pesquisa de Satisfação e Relatório Final.

* Professores da UNIFENAS, campus de Alfenas - MG
** Acadêmicos do curso de Administração da Unifenas, Campus de Alfenas - MG