RACIOCÍNIO LÓGICO: UM CAMINHO PARA O PENSAR
Ivânia Goretti Oliveira Pereira*; Luiz Cláudio Viana da Silva*; Vicente Breve Luciano Júnior**; Dayane Santana Ferreira**; Vanessa Aparecida Simão**; Alexandre Roberto da Silva**; Júlia de Mello Silva Oliveira**; Rosana Assis Tavares Gomes**; Thaysa Esteves de Carvalho**; Saulo Batista Goulart**

O Raciocínio Lógico é cheio de desafios e prepara o ser humano para o futuro. Atualmente, não vivemos apenas na era das máquinas e da tecnologia, e sim o do pensar. Só terá chances de vencer aquele que tiver capacidade de desenvolver um raciocínio lógico, quem for criativo e inovador. Grande parte dos vestibulares e concursos públicos tem como parte de suas questões o raciocínio lógico, questões estas que assombram muitos candidatos. Estes problemas exigem muita criatividade, malícia e certeza; a não ser que o aluno já tenha visto coisa semelhante, não podem ser resolvidos nos três a cinco minutos disponíveis por questão para o candidato. Nós educadores estamos sendo alertados para essa lacuna, devemos então despertar um interesse maior tomando uma postura diferenciada de ensino. Assim, o presente projeto tem como objetivo construir uma base para a aquisição de conhecimentos e habilidades, através da análise de assuntos abordados na resolução de problemas, aumentando o desenvolvimento criativo e intelectual dos alunos e auxiliando na formação de cidadãos críticos e conscientes. Em 2010 foram feitas reuniões e planejamentos juntamente com os acadêmicos para elaboração de um grupo de estudos de textos para o início de 2011, onde será avaliado o método empregado e a compreensão dos textos por parte dos alunos dos cursos universitários e ensino fundamental.

* Professores do Curso de Direito – Campus de Alfenas - MG
** Acadêmicos do Curso de Direito – Campus de Alfenas - MG