CRESCENDO COM SAÚDE
Adriana O. B. Felipe*; Cláudia Umbelina Baptista Andrade*; Cristina S. Moraes**; Claudinéia A. de Andrade**; Juliana de J. Souza**; Isabel Rocha**; Thayana Y. Akamine**; Larissa de S. Penha**; Merli de F. Silva**; Sheila V .Rocha**; Mara A. P. de Ávila**; Juliana de F. Silva**; Lidiege T. S. e Gomes**; Elizângela de Jesus**; Aline Lucas Campos**; Maria Emilia Leite Soares Silveira**; Kamila Sampaio Silva**; Darlene Aparecida Prudêncio**; Letícia Alves Martins**.

A educação e a saúde são espaços de produção e aplicação de saberes destinados ao desenvolvimento humano. Há uma ligação entre estes dois campos, tanto em qualquer nível de atenção à saúde quanto na aquisição contínua de conhecimentos pelos profissionais. Estes utilizam, mesmo inconscientemente, um ciclo permanente de ensinar e aprender (PEREIRA, 2003). Atualmente, conhecimento é assunto obrigatório. Conhecer e aprender passam a ser temas importantes no nosso cotidiano (LINO et al., 2007), principalmente na educação infantil. Em decorrência da multiplicidade de problemas que afligem a criança, o trabalho preventivo é de fundamental importância na assistência infantil, poupando-a de doenças, sofrimentos, e também a família de trabalhos e despesas. O papel do enfermeiro como educador, implica assumir que o cuidado é um atributo humano essencial para sua sobrevivência, crescimento, desenvolvimento e expressa características peculiares, articuladas à dimensão, tempo e espaço. Não pode ser abordado como um ato ou uma atividade isolada, mas como um fenômeno amplo, inserido no contexto da vida, que precisa ser compreendido e respeitado. Em se tratando de saúde, a educação deve ser realizada de forma individual, de acordo com os problemas e necessidades do pequeno cliente. Para que possamos determinar o real quadro de saúde e/ou problemas pertinentes a essa população, será realizada a consulta de enfermagem. Portanto o objetivo do projeto é avaliar as alterações no processo saúde doença e ao término dessa etapa, serão elaborados planos de assistência educativa, abordando os principais problemas diagnosticados, levando em consideração o contexto social do binômio mãe-filho. O projeto acontece com as crianças inseridas na creche do município de Alfenas. A consulta de enfermagem está contemplada, como atividade privativa do enfermeiro, na lei do exercício profissional n. º 7.498/86, no seu art.11, inciso I, alínea i, e vem sendo efetivada na prática por enfermeiros que nela acreditam. O objetivo desta é propiciar condições para melhoria da qualidade de vida por meio de uma abordagem contextualizada e participativa (MACHADO, LEITÂO e HOLANDA, 2005).

* Professoras da Unifenas – Campus Alfenas - MG
**Acadêmicos da Unifenas – Campus Alfenas - MG