Apresentação
A Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS foi reconhecida pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) como Instituição Socialmente Responsável, em 2009 e 2010, graças ao impacto social dos trabalhos de extensão realizados. Para este I Fórum de Extensão Universitária da UNIFENAS, em Belo Horizonte, foram selecionados, para apresentação oral, 41 (quarenta e um) projetos de extensão. Algumas atividades desenvolvidas na UNIFENAS, em Belo Horizonte, e projetos selecionados para apresentação oral durante o I Fórum de Extensão Universitária da UNIFENAS, revelam a integração desta Universidade com a comunidade e sua responsabilidade social, merecendo destaque e o devido reconhecimento da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS:
DOUTORES SÓ RISOS – Criado em 2005, com os objetivos de desenvolver atividades que contribuam para o processo de humanização dos diferentes espaços de promoção da saúde, favorecer a comunicação entre os profissionais destes diferentes espaços e despertar o interesse dos estudantes para o desenvolvimento de atitudes humanizadas na relação médico-paciente. Este Projeto manteve atividades em diversos hospitais envolvendo profissionais e alunos da UNIFENAS.
PROJETO RONDON - Projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa que se empenha em desenvolver a capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania, no desenvolvimento local e sustentável e a capacitação de multiplicadores locais. O projeto envolve atividades voluntárias de universitários visando aproximá-los da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes, tendo como objetivo permitir ao acadêmico vivenciar práticas educativas em diversas esferas: saúde, educação, direitos humanos e justiça. O Campus da UNIFENAS em Belo Horizonte, desde julho de 2009, participa de operações do Projeto Rondon. Alunos e docentes dos cursos na área de saúde já participaram das seguintes operações: Centro Norte, Retorno, Verão, Rei do Baião e Seridó. E neste ano de 2011, foram convidados para participar de uma operação especial denominada Rio Paraguai.
LIGAS ACADÊMICAS – O Curso de Medicina mantém diversas Ligas Acadêmicas, como espaço de integração da Universidade com a Comunidade. A Liga de Cardiologia (LACC), atua no combate às doenças cardiovasculares e desenvolve o projeto "Amiguinhos do Coração"; A Liga de Pediatria (LIPE) preocupa-se com a atenção à saúde integral da criança, desenvolvendo estudos e atividades de extensão neste área. A Liga de Neurologia promoveu intervenção educativa para funcionários com cefaleia crônica diária no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e capacitação em cefaleias para médicos do Programa da Saúde da Família.
SIMULADO DE PRIMEIROS SOCORROS – o projeto simulado foi criado com a intenção de oferecer uma vivência multidisciplinar num atendimento de campo envolvendo acidentes com grande número de vítimas, tem como objetivo contribuir para formação dos acadêmicos de enfermagem a partir da simulação de atendimento em primeiros socorros. O Curso de Enfermagem já realizou diversas simulações envolvendo o corpo de bombeiro de Belo Horizonte, Polícia Civil e Militar e com a participação fundamental de docentes e acadêmicos voluntários dos cursos da área de saúde.
GRUPO OUTROLHAR – Criado em 2010, visa contribuir, de forma integrativa, na formação acadêmica de seus membros através de produção científica, cursos, palestras e parcerias. Tem como principais objetivos: Promoção e reflexão da Saúde Mental dos seus membros e sensibilização de docentes e discentes em relação à Saúde Mental, bem como acompanhar a longitudinalização da Saúde Mental no currículo e promover a visibilidade de ações já em desenvolvimento. O grupo já promoveu eventos: "Construindo um OUTROLHAR no campo da formação em Saúde"; e "A Violência e o Sistema Prisional Convencional e APAC". Possui parcerias com entidades intra e extrauniversitárias, tais como o curso de Enfermagem; a Rede de Saúde Mental da PBH; o Laboratório de Psicologia do Trabalho da UFMG (LABTRAB) e a Associação de Proteção e Assistências aos Condenados (APAC).
PRÓ-ADESÃO, DIGNIDADE E CIDADANIA DO IDOSO, CONCILIAÇÃO NA UNIFENAS, ECA CIDADANIA, PRAÇA ITINERANTE DA SAÚDE, SAÚDE NA PRAÇA, SEMANA INTEGRADA DE SAÚDE, DOAÇÃO DE SANGUE E CAPTAÇÃO DE DOADORES, PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO UTERINO, ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE, ALIMENTA BRASIL, ALIMENTAÇÃO E CULTURA, PROMOÇÃO E SAÚDE DO DIABÉTICO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL RECICLAGEM EM PAPEL, LEVANTAMENTO PARASITOLÓGICO, ATENÇÃO FARMACÊUTICA, HORTO MEDICINAL E HORTA ALIMENTÍCIA são exemplos de projetos e propostas de extensão realizadas ou a serem implantadas no Campus Belo Horizonte, unidades Líbano e Boaventura.
Diversos cursos e eventos de relevante importância foram realizados nos Campus de Belo Horizonte, desde a sua implantação e contribuíram significativamente na educação continuada de alunos, egressos e profissionais.
Segundo Augusto Franco, em Pobreza e Desenvolvimento Local, "compartilhar com a sociedade civil as tarefas de desenvolvimento social, incorporar as visões e as razões da sociedade nos assuntos antes reservados aos governos, significa aumentar a possibilidade e a capacidade de as populações influírem nas decisões públicas – empoderar as comunidades, distribuir e democratizar o poder".
Nessa direção, segundo Silveira e Costa Reis, em ExpoBrasil e Desenvolvimento Local "identifica-se como elemento-chave, na reconfiguração de paradigmas de construção da esfera pública, a criação de novos padrões de organização (parcerias interorganizacionais, redes sociais) e modos de regulação (espaços ampliados de concertação, dinâmicas democrático-participativas de planejamento e gestão). Muitos, ainda, traduzem essa reconfiguração pela ideia de gestão compartilhada e participativa, ligada à construção de novas ambiências públicas capazes de conduzir e reconduzir os processos de desenvolvimento local".
Essas questões ligam-se fortemente à discussão dos padrões políticos ainda dominantes. Afinal, pergunta Roesh: "Como buscar participação num ambiente desigual marcado por relações de poder desiguais?". A superação de lógicas hierárquicas (quanto ao padrão de organização) e autocráticas (quanto ao modo de regulação de conflitos) supõe a instauração de processos nos quais estão em jogo não apenas mudanças de regras e formatos, mas mudanças de comportamentos e papéis sociais. Isso significa, em grande parte, mudanças de cultura política (diante de uma tradição de tutela e clientelismo, ainda preponderante).
A Responsabilidade Social pode e deve ser compartilhada. A UNIFENAS, em todas as suas unidades, não se furta ao direito e ao dever de participar do desenvolvimento local, contribuindo de forma significativa na busca de soluções para os problemas sociais e ambientais.
A Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade José do Rosário Vellano agradece a Magnífica Reitora, Profa. Maria do Rosário Araújo Velano, aos Pró-Reitores, Dra. Larissa Araújo Velano, Dra. Viviane Araújo Velano Cassis e Prof. João Batista Magalhães, aos Diretores de Graduação, Pesquisa e Pós-graduação, Supervisores e Coordenadores, pelo relevante apoio no desenvolvimento das atividades de Extensão. Reconhece também o esforço e a dedicação dos funcionários, discentes e docentes, em especial do Prof. Fuad Haddad, que desde a implantação desta unidade da UNIFENAS, não mediu esforços pessoais e profissionais para o sucesso deste Campus e ao Prof. Edson Antônio Velano (in memoriam), cujo trabalho será sempre reverenciado nesta Instituição e em toda a comunidade favorecida com as atividades realizadas através da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS.
Prof. Rogério Ramos do Prado
Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS |