ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE: PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL E ATENÇÃO Á SAÚDE
Sabrina Pinheiro Fabrini*; Cristiane Alvarenga Chagas**; Jarlene Gomes Melo**

Comportamentos alimentares refletem um conjunto de práticas relacionadas à escolha dos alimentos. O ambiente escolar é um local privilegiado para orientações nutricionais de forma a promover hábitos mais saudáveis e escolhas conscientes. Na etapa de orientação nutricional tomou-se como objetivo as práticas de cuidados com a higiene pessoal e dos alimentos e a avaliação nutricional como método que permite avaliar o perfil nutricional desses escolares. A fim de compreender os resultados das informações obtidas e analisar outros aspectos delimitados nos objetivos do estudo, foram realizadas, por meio de questionário de frequência alimentar, a avaliação do perfil nutricional de forma a permitir a análise do índice de massa corporal (IMC), classificado pelos índices da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como estratégias educativas, realizou-se palestras com temas voltados para higiene pessoal, com utilização de figuras que remetem a ideia do contexto. Palestras sobre alimentação saudável, com a proposta do “Programa 5 ao dia”, com elaboração do painel com nomes de frutas, verduras e legumes relacionadas com a tabela de cores do programa. Atividade de oficina recreativa, com colagem de recortes destes alimentos e montagem da cesta “escolha consciente 5 ao dia” para fixar a ideia do programa. Oficinas de preparação e degustação de receitas saudáveis. Cabe ressaltar que, a partir da análise realizada através dos métodos utilizados, foi observado que há uma íntima relação entre o consumo alimentar e o perfil nutricional das crianças. Assim, a discussão nos remete aos aspectos socioeducativos e culturais, onde as mudanças nos hábitos alimentares são necessidades emergentes nestas relações no contexto escolar. No primeiro momento, onde foram questionados sobre os cuidados com a saúde e dos alimentos, houve participação ativa das crianças, o mesmo ocorreu nas atividades educativas e oficinas recreativas. Por meio dos questionários respondidos sobre frequência alimentar, o resultado foi alcançado, percebeu-se a relação direta entre os hábitos alimentares desses escolares e o perfil nutricional avaliado, influenciado pelo âmbito escolar e familiar.

*Docente da UNIFENAS–BH – Curso de Nutrição
**Acadêmicas do Curso de Nutrição da UNIFENAS – BH

 

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