OUTROLHAR: ARTE – TRANSDISCIPLINARIDADE/ EXPERIÊNCIA
Enio Rodrigues da Silva*; Albert Nilo**; Alex Junior**; Fernando Bolina**; Peter Felipe**; Bruno Ghizzi**; Raquel Megale**; Tauanni Cândido Alves**; Lucas Ribeiro**; Luiz Paulo**; Lourival Lopes**; Frederico Cunha**; Peter Felipe Silva**; Núbia Regina**; Frederico Cunha**.
O Grupo OUTROLHAR, preocupado em promover parcerias e diálogos inter, multi e transdisciplinares (Cunha & Laudares, 2009; Schwartz, 2007) entre os diversos campi da UNIFENAS, apresenta a seguinte solicitação de projeto de extensão em forma de resumo. Trata-se de uma forma de promover uma interrelação entre os estudantes de Medicina, de Enfermagem, de Direito, de Biomedicina, etc., a partir da relação com os saberes (CHARLOT, 2000). Um diálogo entre teoria e prática (Moscovici, 2005), colocando um foco nas atividades cotidianas entre o trabalho prescrito e real. (CLOT, 2006; SCHWARTZ, 2007). Situa-se dentro da linha temática da Saúde, tendo em vista que os membros do grupo já vêm desenvolvendo ações de trabalho na comunidade com caráter de extensão como os atendimentos supervisionados na APAC Santa Luzia/MG, e a capacitação dos membros do projeto “Doutores Só Risos” para a entrada na rede de Saúde Mental da PBH. O trabalho tem como objetivos ampliar parcerias entre os cursos da UNIFENAS, tendo a arte como ponto de interseção, acompanhar a longitudinalização da Saúde Mental no currículo da Medicina, contribuir para a sensibilização dessa temática em outros cursos, promover capacitação continuada dos membros do grupo para desenvolver as atividades aqui propostas, criar espaços de ampliação da sociabilidade de alunos e parceiros envolvidos. Como metodologia, apoia-se no Dispositivo Dinâmico a Três Polos – DD3P (SCHWARTZ, 2007). Ou melhor, o primeiro, o polo dos saberes científicos; o segundo, o polo dos saberes investidos, da experiência e o terceiro, o polo da troca ética entre os dois. Uma postura ativa frente à vida e mediante um estado de desconforto intelectual. Dessa forma, propõe-se o desenvolvimento desse projeto dentro de quatro etapas, interligando atores nesse campo de responsabilização social. A capacitação continuada no campo da Saúde Mental; a literatura; O Teatro (Roubine, 1998; Okamoto, 2007) e o eixo Histórias de Vida e Documentários (FERRAROTI apud BARROS & SILVA, 2002). A proposta é interligar essas quatro etapas como instrumento de ensino-aprendizagem (PBL) e aplicá-las entre os diversos estudantes dos campi da UNIFENAS.
* Docente responsável da Medicina: Prof. Me em Psicologia Social – UFMG-fafich.
** Discentes responsáveis da Unifenas. |